Política de privacidade

AVISO DE PRIVACIDADE INSTITUTO DA FACE SP

Seja bem-vindo ao Instituto da Face SP. Prezamos pela privacidade e proteção dos dados pessoais dos nossos pacientes. Este aviso de privacidade tem como objetivo informar como coletamos, utilizamos, armazenamos e compartilhamos seus dados durante sua jornada conosco. Na maior parte do tempo seremos controladores das informações, ou seja, a quem competem as decisões referentes aos dados pessoais. Este é o nosso canal de comunicação referente à LGPD: lgpd@institutodafacesp.com.br

Nossa Clínica preza pelo sigilo e privacidade das informações pessoais coletadas nos atendimentos aos pacientes. As informações coletadas serão utilizadas somente para as finalidades autorizadas por você e para tirar dúvidas no atendimento, sendo acessadas somente por pessoas autorizadas. O Instituto da Face SP segue rigorosamente as legislações aplicáveis e a LGPD. Todas as informações compartilhadas são confidenciais e protegidas pela Clínica.

  1. DEFINIÇÕES (ART. 5º DA LGPD)

Listamos abaixo alguns conceitos e definições que constam na Lei Geral de Proteção de Dados, para auxiliar na compreensão do documento.

Dado pessoal: informação relacionada a pessoa natural identificada ou identificável.

Dado pessoal sensível: dado pessoal sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural.

Dado anonimizado: dado relativo a titular que não possa ser identificado, considerando a utilização de meios técnicos razoáveis e disponíveis na ocasião de seu tratamento.

Banco de dados: conjunto estruturado de dados pessoais, estabelecido em um ou em vários locais, em suporte eletrônico ou físico.

Titular: pessoa natural a quem se referem os dados pessoais que são objeto de tratamento.

Controlador: pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais.

Operador: pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o tratamento de dados pessoais em nome do controlador.

Encarregado: pessoa indicada pelo controlador e operador para atuar como canal de comunicação entre o controlador, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

Agentes de tratamento: o controlador e o operador.

Tratamento: toda operação realizada com dados pessoais, como as que se referem a coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição,

processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração.

Anonimização: utilização de meios técnicos razoáveis e disponíveis no momento do tratamento, por meio dos quais um dado perde a possibilidade de associação, direta ou indireta, a um indivíduo.

Consentimento: manifestação livre, informada e inequívoca pela qual o titular concorda com o tratamento de seus dados pessoais para uma finalidade determinada.

Bloqueio: suspensão temporária de qualquer operação de tratamento, mediante guarda do dado pessoal ou do banco de dados.

Eliminação: exclusão de dados ou de conjunto de dados armazenados em banco de dados, independentemente do procedimento empregado.

Transferência internacional de dados: transferência de dados pessoais para país estrangeiro ou organismo internacional do qual o país seja membro.

Uso compartilhado de dados: comunicação, difusão, transferência internacional, interconexão de dados pessoais ou tratamento compartilhado de bancos de dados pessoais por órgãos e entidades públicos no cumprimento de suas competências legais, ou entre esses e entes privados, reciprocamente, com autorização específica, para uma ou mais modalidades de tratamento permitidas por esses entes públicos, ou entre entes privados.

Autoridade Nacional: órgão da administração pública responsável por zelar, implementar e fiscalizar o cumprimento desta Lei em todo o território nacional.

2. EM QUAIS SITUAÇÕES PODEMOS COLETAR DADOS E PARA QUAIS FINALIDADES?

Ao entrar em contato conosco, seja como interessado em nossos serviços ou como paciente que busca suporte, coletamos informações que nos permitem oferecer uma experiência personalizada e eficiente. Nós nos preocupamos com a privacidade e segurança dessas informações e, por isso, explicamos neste aviso de privacidade, como coletamos, usamos, compartilhamos e protegemos seus dados pessoais.

Primeiro contato para agendar a consulta inicial: Nome, data de nascimento, telefone, e-mail, CPF, cidade e demais informações que permitam identificar se a clínica tem possibilidade de atender o paciente. Finalidades: Agendamento da consulta (utilizamos seu nome, telefone e e-mail para confirmar a data e o horário do seu atendimento). Verificação de possibilidade de atendimento (dados como sua cidade e demais informações ajudam a verificar se a clínica pode atender às suas necessidades de forma adequada). Identificação do paciente (o CPF e a data de nascimento são utilizados para garantir a identificação correta do paciente e evitar confusões com outros atendimentos). Comunicação com o paciente (utilizamos seu telefone e e-mail para enviar informações e orientações sobre a consulta, lembretes e possíveis alterações no atendimento).

Assinatura do contrato de prestação de serviços (em caso de aprovação do orçamento): Para elaborar o seu contrato, utilizamos os seguintes dados pessoais: CPF, data de nascimento, nome, cidade, telefone, procedimento, data e forma de custeio. Finalidade: formalizar a contratação da prestação de serviços.

Dados de pacientes: os pacientes são cadastrados no sistema Feegow (sistema de gestão clínica) para procedimentos realizados na cidade de São Paulo. As informações de pacientes são utilizadas para coordenação de procedimentos cirúrgicos e internações nos hospitais. Emissão de documentos necessários, como contratos, termos de consentimento e autorizações para uso de imagens. Acompanhamento e orientação durante o pré e pós-operatório. Arquivamento de informações sobre o histórico médico e de interação com a clínica.

Quando você já é nosso paciente e solicita atendimento, alguns dados pessoais podem ser solicitados, dados como: nome do paciente, CPF, cidade, entre outras informações de cadastro. Finalidade: agendar consultas, eventualmente enviar lembretes de consulta, receber informações sobre o tratamento e acompanhamento.

Formulário de contato no site: nome, e-mail e mensagem. Finalidade: responder às suas solicitações.

Solicitação de orçamentos de internação: Quando você solicita um orçamento conosco e escolhe o Hospital de sua preferência, entramos em contato com o Hospital, informamos seu nome, CPF e procedimento. O Hospital, por sua vez, nos envia o orçamento, o qual repassamos diretamente a você. É importante ressaltar que não temos qualquer influência ou participação na determinação ou alteração dos valores informados pelo Hospital.

Uso de imagens em redes sociais: Apenas quando devidamente autorizado por você, compartilhamos imagens em redes sociais. Respeitamos a sua privacidade e somente fazemos isso quando expressamente permitido. Lembramos que, a qualquer momento, você pode solicitar a remoção dessas imagens.

Procedimentos realizados pelo Dr. Rostand: Nos casos em que o procedimento cirúrgico for realizado pelo Dr. Rostand, o contrato e a nota fiscal serão emitidos diretamente pela clínica dele de Natal/RN, sem qualquer vínculo contratual entre o paciente e o Instituto da Face SP. Dessa forma, toda a relação contratual e documental ocorre exclusivamente entre o paciente e a clínica de Natal, cabendo a esta a organização dos aspectos administrativos e financeiros do procedimento. Quando o procedimento é realizado pelo Dr. Rostand, a equipe dele de Natal/RN é responsável pelo cadastro dos dados do paciente e pela organização do atendimento, sendo responsáveis pelo tratamento dos dados pessoais em conformidade com a LGPD.

3. TEMPO DE ARMAZENAMENTO

As informações coletadas serão armazenadas pelo período necessário para cumprir as finalidades do item 2.

  1. SEUS DIREITOS COMO TITULAR DOS DADOS PESSOAIS

Como titular de dados pessoais, você tem os seguintes direitos garantidos pela Lei Geral de Proteção de Dados (art. 18): Confirmação da existência de tratamento de dados; Acesso aos dados; Correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados; Anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto nesta Lei; Portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa, de acordo com a regulamentação da autoridade nacional, observados os segredos comercial e industrial; Eliminação dos dados pessoais tratados com o consentimento do titular, exceto nas hipóteses previstas no art. 16 da Lei; Informação das entidades públicas e privadas com as quais o controlador realizou uso compartilhado de dados; Informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e sobre as consequências da negativa; Revogação do consentimento, nos termos do § 5º do art. 8º da Lei.

Todos os pedidos serão processados gratuitamente e serão encaminhados para uma avaliação prévia de sua identidade e viabilidade do atendimento da solicitação, a fim de cumprir com eventuais obrigações que impeçam o completo atendimento das requisições dos titulares de direito.

5. COMPARTILHAMENTO DE DADOS COM TERCEIROS E AS FINALIDADES

Compartilhamos suas informações pessoais apenas com terceiros envolvidos no atendimento, como: jurídico (dados de contrato), contabilidade e financeiro (dados de pagamento), hospitais onde o procedimento será realizado (nome, CPF e procedimento), equipe médica responsável pelo seu atendimento e sempre que necessário para cumprir obrigações legais ou contratuais. Hospitais (Hospital Blanc, Hospital da Plástica SP ou outro Hospital a sua escolha): Em caso de internação ou realização de procedimentos em hospitais, o paciente deverá preencher formulários e fornecer informações diretamente ao hospital. A partir desse momento, o hospital é o responsável pelo tratamento dos dados pessoais fornecidos para fins de internação, realização de procedimentos e obrigações legais. Todos os terceiros mencionados são responsáveis por seguir as diretrizes da LGPD e a proteger seus dados pessoais. Não compartilhamos suas informações com nenhum outro terceiro sem a sua autorização expressa.

6. TRANSFERÊNCIA INTERNACIONAL DE DADOS

Não realizamos transferências internacionais de dados. No entanto, é relevante destacar que algumas das plataformas que utilizamos (Google Drive, Feegow/SP, DIGISAC, D4SIGN e WhatsApp) podem utilizar compartilhamento internacional de dados. Destacamos que todas essas plataformas têm a obrigação legal de estar em total conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) ao realizar qualquer tipo de transferência de dados, garantindo a proteção e a privacidade dos dados dos usuários.

7. SEGURANÇA DOS DADOS

Tomamos todas as medidas legais aplicáveis ​​de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados para armazenar seus dados com segurança e garantir a proteção e privacidade de seus dados pessoais, utilizando protocolos de segurança. Os dados e informações coletados serão armazenados em um ambiente seguro e só podem ser acessados ​​por pessoal qualificado e autorizado.

  1. COOKIES

FORMAS DE USO: Os “cookies” podem ser usados de diferentes formas, como descritas abaixo:

Categoria 1: Cookies Necessários. Estes cookies são usados pelo nosso website por algumas de suas funcionalidades, como, por exemplo, para sabermos o número de usuários ativos e sua retenção. Com isso, podemos fazer adaptações de forma a melhorar a experiência do usuário.

Categoria 2: Cookies de Sessão. São Cookies temporários, que serão apagados quando você fechar o navegador. Quando você reiniciar seu navegador e retornar ao site que criou o Cookie, esse site o tratará como um novo visitante. Exemplo: Cookie de desempenho. Eles nos ajudam a entender como os visitantes interagem com nosso site, fornecendo informações sobre a área visitada, o tempo gasto e quaisquer problemas encontrados (como erros de mensagem). Isso nos ajuda a melhorar o desempenho do site.

Categoria 3: Cookies persistentes. Cookies persistentes são arquivos que permanecem no dispositivo do usuário por um período definido, mesmo após fechar o navegador. Eles são usados para lembrar preferências e ações do usuário em visitas futuras ao site. Esses cookies ajudam a oferecer uma experiência mais personalizada e eficiente.

Pixels: pixels são parte do código JavaScript instalado e adicionado ao corpo de aplicativos, sites ou e-mails. Eles são usados para rastrear e coletar informações sobre as atividades do usuário, permitem a identificação de seus padrões de acesso, navegação e interesses e são usados para otimizar objetivos de conteúdo.

Ferramentas de analytics: essas ferramentas podem coletar informações sobre como os usuários visitam nosso site, quais páginas eles visitam e outros sites que já visitaram.

FORMAS DE IMPEDIR O USO DE COOKIES:

Você pode gerenciar e desabilitar os Cookies nas configurações do seu navegador. Você pode até configurar seu navegador para avisá-lo antes de aceitar Cookies ou para rejeitá-los completamente. Mas lembre-se de que alguns deles são necessários para usar nosso site. Verifique o botão “Ajuda” em seu navegador (por exemplo, Internet Explorer, Google Chrome ou Firefox) para saber como você pode gerenciá-lo. Se você usar computadores diferentes em locais diferentes, certifique-se de que cada navegador se ajuste às suas preferências de Cookies.

FINALIDADES DO USO DE COOKIES: Utilizamos os seus dados para proporcionar uma experiência ainda melhor e mais personalizada. As informações coletadas são empregadas para auxiliar na identificação e resolução de problemas técnicos, desenvolver novas funcionalidades e aprimorar os serviços disponíveis. Além disso, suas informações contribuem para análises de segurança, visando proteger sua conta e prevenir fraudes.

9. ALTERAÇÕES NO DOCUMENTO

Estamos sempre em busca de melhorias em nosso processo de tratamento de dados e privacidade. Caso haja alguma alteração neste documento, será disponibilizado o link do novo documento atualizado.

10. CANAL DE COMUNICAÇÃO

Ao se comunicar conosco, o paciente declara que concorda com a coleta e uso de seus dados pessoais para as finalidades descritas acima. Sempre que você tiver alguma dúvida sobre este Aviso de Privacidade, mesmo após a sua leitura, ou se precisar interagir conosco sobre assuntos envolvendo os seus dados pessoais, poderá fazê-lo, por meio do nosso canal de comunicação, em atenção à LGPD: lgpd@institutodafacesp.com.br

Atualizado em: 05/02/2025.